Notícias e Destaques Nova e Promissora Pesquisa sobre a Terapia com Virus (Virotherapy) para o Mieloma

Por Dr. Brian G. M. Durie, Co-fundador e Presidente do Conselho Cientifico da IMF.

A IMF está feliz em ver que a pesquisa do Dr Stephen Russell da Clinica Mayo alcança o sucesso e começa a fazer a diferença para os pacientes.
O Dr. Russell apresentou o conceito desta abordagem aos membros do International Myeloma Working Group (IMWG da IMF) em nossa reunião anual em Londres em 2011. Eu escrevi sobre esta abordagem, na ocasião, como “one shot cure” (cura com um tiro, cura em uma dose) .
Esta é uma abordagem nova e atraente, mudando de quimioterapia e novas drogas para um único “ataque decisivo” sobre o câncer, recrutando a imunidade do corpo para fazer o trabalho de limpeza. O vírus do sarampo é apenas um dos vários sendo testados para esta estratégia de tratamento. Esta terapia com virus (chamada em ingles de Virotherapy) deve ser individualizada dependendo da exposição prévia do paciente ao virus. 
No relatório atual do Dr. Russell, um paciente teve benefício dramático – que continua até o presente momento – um outro paciente teve resposta temporária. Estes pacientes tiveram limitada exposição prévia ao vírus. O Dr. Russell esta analisando outros virus que possam ser ainda mais eficientes.
 
Esta “prova de princípio“ inicial é muito encorajadora. Temos que ter paciência – este tipo de pesquisa leva tempo e precisa ser conduzida com muita cautela para evitar/reduzir as preocupações relacionadas à segurança em cada etapa, incluindo estudos de segurança em animais. 
 
Parabéns ao Dr. Russell por este estudo inicial. Estamos aguardando mais notícias boas!
 
23/05/2014