Notícias e Destaques Direitos do Paciente por Dra. Cristina - Aposentadoria por invalidez

Nossa parceira, a advogada Dra.  Cristina responde a pergunta da cuidadora Anna Karina sobre aposentadoria por invalidez. 

 

PERGUNTA:

Boa noite, a previdência é obrigada a aposentar por invalidez pacientes com mieloma múltiplo? Temos uma casa financiada e se meu marido fosse aposentado por invalidez o seguro quitaria o restantes das parcelas! Correto isso?

 

RESPOSTA:

"A aposentadoria por invalidez será concedida pelo INSS ao segurado que esteja total e definitivamente incapacitado para o trabalho, independentemente de qual seja a doença. Ou seja, não existe “obrigação” do INSS em aposentar o portador de mieloma múltiplo, que deverá passar por perícia médica. Se o segurado não concordar com o resultado da perícia, poderá buscar a Justiça. E caso a incapacidade seja reconhecida e o segurado aposentado por invalidez, o seguro realmente quitaria o financiamento do imóvel".

 

 

Mande você também suas dúvidas para imf@myeloma.org.br.

 

*****************

Tereza Cristina Monteiro de Queiroz, advogada graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC),

pós graduada em Direito Previdenciário pela Escola Paulista de Direito (EPD) e em Direito Constitucional pela Pontifícia

Universidade Católica de Campinas (PUCC). Atuante na área de Previdência Social (INSS) há 20 (vinte) anos. Orientadora e

formadora em Previdência Social titulada pelo Instituto Nacional de Seguro Social - INSS.

Contatos: (19) 3231-2498

Email: cristinaqueiroz@msn.com