Notícias e Destaques Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Olá pacientes, para quem não me conhece meu nome é Crucita Vilela M. Machado sou farmacêutica e coordeno o departamento de Acesso aos pacientes a medicamento e saúde.

Como faço todos os anos, hoje, eu venho aqui para chamar a atenção de vocês, pacientes e cuidadores, sobre o quanto é importante ficar alerta sobre o uso dos medicamentos.

O uso racional de medicamentos traz benefícios clínicos, humanísticos e econômicos, não somente para o você, mas também para toda a sociedade.

Segundo o Conselho Federal de Farmácia, os danos causados por medicamentos, além de graves, custam R$ 60 bilhões ao ano para o Sistema Único de Saúde – SUS.

Atentos ao problema, os conselhos de Farmácia se uniram em uma campanha nacional de promoção da adesão às terapias medicamentosas e ao uso seguro e racional.

05 de maio é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

  • Atenção  ao adquirir um medicamento observe se o lacre de proteção está rompido e se a embalagem está em mal estado;

  • Atenção se o que está escrito na caixa corresponde ao que está no frasco ou nas cartelas do medicamento;

  • Atenção na dosagem, pois ela tem que ser o que o médico prescreveu;

  • Atenção para não tomar remédio vencido. Olhe sempre a data de validade antes de tomar um medicamento. Tomar medicamento vencido pode causar intoxicação. Caso isso ocorra avise o farmacêutico e peça a troca do medicamento.

  • Desconfie de fórmulas secretas e milagrosas, dos medicamentos que servem para “tudo”.

  • Use sempre medicamento prescrito pelo seu médico.

 

 

Dados: anvisa.gov.br / cff.org.br