Notícias e Destaques IMF na Mídia - Revista da Hemo/setembro 2007

Com este slogan a International Myeloma Foundation percorre 112 países do mundo para conscientizar as pessoas sobre o Mieloma Múltiplo, tipo de câncer de medula que atinge mais de 250 mil pessoas por ano. É considerada como a segunda neoplasia hematológica mais freqüente em todo o mundo

 

Fundada há 17 anos no EUA, por Brian Novis e Brian G. M. Durie, respectivamente paciente com mieloma e médico, a IMF foi a primeira instituição a dar apoio aos pacientes com este tipo de câncer. Na época muitos nem ao menos sabiam o significado do nome da doença. Com o passar dos anos, percebeu-se a necessidade de disseminar a informação em outros países e hoje já conta com mais de 135 mil membros pelo mundo afora.

A IMF chegou ao Brasil graças à dedicação de Christine Jerez Battistini, que se viu obrigada a conhecer a doença pelo fato de sua mãe ser por­tadora de Mieloma Múltiplo, além da colabo­ração da Profa. Dra. Vania Tietsche de Moraes Hungria, professora de Hematologia e Oncolo­gia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Tudo começou em 1997, quando Christine conheceu Dr. Brian Durie nos EUA. Na oca­sião acompanhava sua mãe em exames que só eram possíveis de realizar no exterior. Entre in­das e vindas fez amizade com diversos médicos e, assim conheceu a IMF local. Ficou indignada por não existir no Brasil nenhuma instituição similar que levasse aos pacientes com Mieloma alguma forma de apoio, com orientações sobre diagnóstico precoce, novos tratamentos, entre outros. Decidiu então abraçar a idéia e implan­tou a IMF no Brasil.

Pouco tempo depois surgiu o convite para ge­renciar todos os países da América Latina. Hoje, Christine é presidente da IMF Latin America.

Sua equipe realiza seminários em várias cida­des brasileiras e em vários países com o objeti­vo de informar e educar pacientes e familiares sobre o Mieloma Múltiplo, abordando opções de tratamento, novos medicamentos, qualidade de vida e terapias de suporte.

De acordo com Christine, os seminários que realiza são essenciais para os portadores da do­ença. “Após a participação nos seminários, os pacientes se sentem mais fortalecidos para to­mar sobre seu tratamento em parceria com seu médico, impactando na melhora da qualidade de vida”. ­

 

 

Kit para pacientes

Todo novo paciente ou pessoa que tem inte­resse em saber um pouco mais sobre o Mieloma Múltiplo, recebe gratuitamente um kit de infor­mativos, que contém informações sobre a doen­ça, tipos de remédios que devem ser tomados antes e depois do transplante, entre outros.

Para manter todo este apoio para os pacientes, a IMF conta com a colaboração da IMF Ameri­cana, além de doações de alguns membros do grupo.  O valor arrecadado com as cotas de patrocínio dos eventos é utilizado para a produção de material de divulgação, produção de eventos e infra-estrutura em São Paulo.

 

 

 

Hemo em Revista

Uma públicação da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia

04/10/2007