Notícias e Destaques EDITORIAL DO DR. DURIE NO THE NEW ENGLAND JOURNAL OF MEDICINE

 

 

 

 

 EDITORIAL DO DR. DURIE NO THE NEW ENGLAND JOURNAL OF MEDICINE
27.08.08

A 28a. edição do  New England Journal of Medicine inclui dados do Dr. Jesus San Miguel descrevendo a combinação de bortezomibe (Velcade) com MP (melfalano e prednisona), comparado a melfalano e prednisona (MP).  O estudo, conhecido como Estudo VISTA, tem sido amplamente discutido tanto no Congresso Americano de Hematologia - ASH bem como no Congresso Americano de Oncologia Clínica -ASCO

COMO ESTES ESTUDOS INDIVIDUAIS SE APLICAM AO CUIDADO COM O PACIENTE?

Em seu editorial, Dr. Durie diz que as estatísticas do estudo VISTA não deixam dúvidas de que a combinação de bortezomibe com MP (melfalano e prednisona) é superior a MP.

 Dr. Durie diz que devemos  continuar a fazer comparações  entre estudos  que sejam efetivamente aplicáveis aos pacientes, “ estudos prospectivos devem abordar e comparar cuidadosamente eficácia, tolerabilidade e aspectos da qualidade de vida.”   

  • Ele explica que “os resultados precisam ser examinados em um contexto mais amplo, com outros tratamentos emergentes. Por exemplo, como bortezomibe pode ser comparado aos recentes estudos com talidomida e lenalidomida (Revlimid)? Estes resultados positivos abrem caminho para combinações adicionais com drogas de sucesso, como o estudo de bortezomibe e lenalidomida agora em andamento?
  • Ao avaliar  um tratamento , o medico deve levar em consideração mais do que apenas um resultado. Ele precisa examinar qual o critério específico que é utilizado.
  • Além da eficácia, a toxicidade também é importante quando se avalia um tratamento. Isto é especialmente importante  em mieloma, onde tratamentos sequenciais são necessarios e não se quer usar drogas com os mesmos efeitos colaterais.

Dr. Durie conclui, “temos sorte em ter tantas opções disponíveis e em desenvolvimento.”Nosso desafio será definir qual é o melhor para cada paciente individualmente.

Clique aqui para ver o PDF dos slides da apresentação do  Dr. Jesus San Miguel sobre o estudo VISTA no Congresso Americano de Hematologia  (ASH) em 2007.

 

08/09/2008