Notícias e Destaques CHÁ VERDE BLOQUEIA O BENEFÍCIO DE REMÉDIO PARA CÂNCER.

ScienceDaily - 05/02/2009: Ao contrário do que a população presumia sobre o benefício à saúde do chá verde, pesquisadores da University of Southern California (USC) descobriram que o suplemento amplamente usado faz com que uma droga de câncer usada para tratar mieloma múltiplo e linfoma da célula de manto se torne ineficaz no tratamento de câncer.

 

O estudo descobriu que um componente do extrato do chá verde chamado EGCG destrói a atividade anticâncer da droga Velcade em ratos de laboratório. O Estudo será publicado na Revista Blood.

 

Nossa  descoberta que o extrato de chá verde ou o EGCG bloqueia a ação terapêutica do Velcade® foi completamente inesperada” diz o Prof.  Dr. Axel H. Schönthal   - Professor de Microbiologia e Imunologia da University of Southern California (USC). “Nossa hipótese era que o extrato de chá verde aumentaria os efeitos antitumorais de Velcade® e que a combinação do extrato com Velcade poderia ser um tratamento para o câncer superior comparado com o Velcade® sozinho.”

 

Usando modelos pré-clínicos e ratos de laboratório, pesquisadores descobriram que o bloqueio da atividade terapêutica do Velcade® foi baseado na interação química entre moléculas. A molécula de EGCG e a molécula de Velcade®  conseguiram forma ligações químicas e por essa razão a molécula de Velcade® não pode mais se ligar ao seu alvo dentro da célula tumoral.

Estudos Clínicos para verificação desses resultados em humanos seriam altamente antiéticos de serem conduzidos devido aos resultados já obtidos em laboratório. Entretanto os pesquisadores esperam que os resultados do Estudo sejam aplicados aos pacientes com câncer. “A conclusão mais imediata do nosso Estudo é a forte recomendação de que o paciente em tratamento com Velcade® deve evitar o chá verde e em particular todas as formas de concentrado desse produto que estão livremente disponíveis” diz Dr. Schönthal  . “É importante divulgar essa mensagem a todos os profissionais da área da saúde que administram Velcade®. Frisa Dr. Schönthal.

Segundo Dr. Schönthal os pacientes que estão recebendo Velcade® e se utilizam de suplementos de produtos do chá verde com a intenção de reduzir os efeitos colaterais - que pode ser atraente para o paciente - não devem fazê-lo. "Essencialmente além de não poder atacar as células tumorais, o Velcade® também não causaria nenhum efeito colateral" , diz ele. "Como resultado o paciente se sentiria muito melhor e concluiria que o consumo do extrato do chá verde o ajudou com os efeitos colaterais, quando na realidade Velcade® simplesmente não estava ativo".

Para acessar a matéria na integra (em inglês) clique aqui.

Clique aqui e leia o que foi publicado no Brasil (Jornal Folha de São Paulo 06/02/09)

Fonte: ScienceDaily - 05/02/2009