Notícias e Destaques SAÚDE DO IDOSO: Conheça alguns mitos e verdades sobre nutrição.

 A nutrição é um assunto de extrema importância em todas as fases da vida, mas se torna ainda mais importante naquelas em que estamos mais frágeis, ou seja, mais susceptíveis a alterações que podem prejudicar a saúde, como por exemplo, na infância, na terceira idade, na presença de alguma doença e etc.

Por esse motivo, existem muitos mitos e verdades que rodeiam a nutrição na terceira idade. Nós temos que tomar muito cuidado com o que ouvimos ou vemos divulgado nos meios de comunicação, pois podem existir notícias e informações tendenciosas e que muitas vezes não se aplicam a maioria da população.

Sempre que você tiver dúvidas a respeito de aspectos relacionados à nutrição, o ideal é que você procure um nutricionista ou o seu médico.

 

1. É mito ou verdade que as pessoas com mais de 60 anos sentem menos sede?

Verdade. Essa é uma alteração fisiológica muito comum em idosos e por esse motivo é muito importante que o ato de beber água se torne um hábito na sua vida, beba água mesmo sem sentir sede. Na matéria do mês de março nós falamos da importância da água para a saúde.

 

2. É comum ter a sensação de indigestão com o consumo de alguns alimentos?

Verdade. Devido a algumas alterações fisiológicas, o processo de digestão e/ou absorção em alguns idosos ca prejudicado. É muito comum ouvir no consultório a seguinte reclamação: “Eu não consigo mais comer carne” “Eu comi um bife e parece que eu comi um boi”. Um dos motivos que pode levar a esse sintoma é a diminuição na produção de algumas enzimas responsáveis pela digestão da proteína. Isso entre outros fatores, pode causar diculdade no processo de digestão.

Mas não podemos esquecer que a proteína é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo, principalmente dos nossos músculos, por isso se você não está conseguindo comer carne vermelha tente outras opções, como o frango e o peixe. Se os sintomas de mal estar continuarem, procure uma nutricionista ou o seu médico.

Outro alimento campeão em número de reclamações é o leite.

 

3. É normal o idoso preferir comer alimentos mais pastosos?

Mito. Não é normal você só querer comer alimentos pastosos. Se isso está acontecendo é necessário descobrir a causa. Algumas possíveis causas são:

Problemas dentários como cáries, que podem causar dor, ou ainda próteses dentárias mal ajustadas, que além de dor também causam desconforto - Procure o seu dentista.

Engasgos: Podem indicar algum problema de deglutição - Procure o seu médico.

Cansaço ou dor ao mastigar alimentos duros: Pode indicar algum problema de saúde - Converse com seu médico.

Geralmente, o alimento pastoso é nutricionalmente mais pobre e deficiente em alguns nutrientes, então não é saudável manter uma dieta pastosa por longos períodos.

 

4. É verdade que o paladar pode mudar com a chegada da idade?

Verdade. Essa também é uma alteração fisiológica que pode acometer alguns idosos. Portanto, é comum você deixar de gostar de alimentos que antes apreciava. Os temperos naturais, como as ervas, são uma ótima saída para deixar os alimentos mais saborosos e estimular o seu paladar. Vale a pena tentar!

 

Existem muitos outros mitos sobre nutrição, a intenção aqui foi apenas exemplificar e reafirmar que para ter uma nutrição equilibrada e saudável, é preciso respeitar os limites de cada um e principalmente, procurar a orientação de um profissional.

 

 

Fonte: Portal do Coração - UOL

10/10/2013

10/10/