Notícias e Destaques I SEMINÁRIO PARA PACIENTES E FAMILIARES – IMF LATIN AMERICA

No dia 30 de julho de 2005 realizamos em São Paulo no Centro de Convenções do Paulista Plaza Hotel o primeiro Seminário para Pacientes e Familiares – IMF Latin América. Contamos com a presença de mais de 150 participantes, entre pacientes, familiares e alguns membros do nosso Conselho Científico.

 

O seminário foi aberto por Susie Novis e Christine J.T. Battistini, fundadoras da IMF nos Estados Unidos e no Brasil respectivamente. Christine J.T. Battistini contou como a IMF foi importante para ela e sua família, quando sua mãe foi diagnosticada com Mieloma Múltiplo e os motivos que a levaram a trazer a IMF para o Brasil e hoje para toda a América Latina. A seguir a Susie Novis discorreu sobre como o Mieloma entrou em sua vida e o motivo pelo qual ela, seu marido Brian D. Novis e o seu médico Dr. Brian G.M. Durie decidiram fundar a IMF.

 

 

 

Christine Battistini e Susie Novis

 


Christine Battistini

 

 

Visão parcial do plenário

 

 

A seguir o Dr. Brian G.M. Durie apresentou a palestra entitulada “Entendendo o Mieloma”, abrangendo o que é o mieloma, principais sintomas, critérios de diagnóstico, fatores prognósticos para estadiamento, estratégia de tratamento inicial, qual tratamento é indicado quando não é possível o transplante, qual o tratamento indicado quando o transplante é possível e o planejamento dos exames de acompanhamento. Falou ainda sobre o relacionamento do paciente com seu médico e os cuidados de sua saúde mental como redução do stress, confiança no plano de tratamento, expectativa de remissão, planos futuros entre outros.

 

 

Dr. Brian G.M. Durie

 

  

 

Painel de perguntas após a apresentação do Dr. Brian.

Mauro S. Baruque

 

 

Logo a seguir a Dra. Vânia Hungria da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo apresentou os temas “Tratamento de Primeira Linha” e “Terapia de Suporte”.

 

 

Dra. Vânia Hungria

 

 

Após a apresentação da Dra. Vânia fizemos uma pausa para o almoço, servido no restaurante do hotel.

 

 

 

 

Logo após o almoço o Dr. Ângelo Maiolino da Universidade Federal do Rio de Janeiro fez a apresentação do tema “Transplante de Medula Óssea”.

 

 

Dr. Ângelo Maiolino

 

 

Após a apresentação do Dr. Ângelo tivemos ainda o Dr. Brian apresentando o tema “Terapia de Ponta/Novos Tratamentos”, Logo a seguir, enquanto os cuidadores e familiares participaram do painel “Cuidadores Também Precisam de Cuidados”, conduzido por Susie Novis e Christine Battistini, os pacientes assistiram à palestra da psicóloga Luciana Holtz de Camargo Barros.

 

 

Luciana Holtz de Camargo Barros

 

 

Após estas apresentações Susie Novis e Christine agradeceram a presença de todos encerrando o evento com um momento de grande confraternização entre os presentes.

 

Depoimentos dos participantes

 

 

Bruno (blusa vermelha)

 

"O seminário foi uma luz de Esperança e Esclarecimentos, muito importante no nosso Dia a Dia, eu me sinto outra pessoa, hoje com mais estrutura" - Bruno Basacco.

 

 

 

Sra. Linnis e o Sr. Archibald

 

"Esclarecedor. Sai com mais informações e mais esperança" -

Linnis Cook

 

15/08/2005