Notícias e Destaques Dia Mundial da Alimentação

Você sabia que hoje é o Dia Mundial da Alimentação? 

 

A data foi criada com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. 

 

E falando nisso, como anda sua alimentação? Sabia que pacientes em tratamento precisam de cuidados redobrado com os alimentos ingeridos? 

 

E para aguçar seu paladar, separamos uma receita de Risoto Alho-Poró, simples de fazer, saudável e ainda auxilia nos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer.

 

Ingredientes

 

1 tablete de caldo de legumes

1 xícaras de arroz cateto integral 

3 colheres de sopa de azeite de oliva

½ xícara de cebola picada

1 colher de sopa de folhas de tomilho

½ colher de sopa de folhas de manjericão picado picadas

½ xícara de vinho branco seco

½ xícara de ervilhas frescas 

1 xícara de alho-poró picado 

2 colheres de sopa de cebolinha picada

1 pitada de sal marinho 


 

Preparo: 

Leve o caldo de legumes ao fogo alto juntamente com 2 xícaras de água. Quando ferver, abaixe o fogo, coloque o arroz e deixe cozinhar por alguns 15 minutos. 

Numa panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio. Quando aquecer, refogue a cebola, mexendo sempre até que fique dourada. Misture o tomilho, o alecrim e o manjericão. Acrescente no arroz e misture bem. Sem parar de mexer, adicione o vinho e deixe evaporar. 

Adicione o alho-poró e as ervilhas, mexa novamente. 

Quando o vinho secar, coloque uma concha do caldo quente e mexa sem parar. Quando secar, adicione outra concha e repita a operação à medida que o caldo for evaporando, sempre em fogo alto durante 16 minutos. 

Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos do arroz devem estar al dente, seja, um pouco durinhos. Se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais alguns minutos. Se for necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem, sem deixar secar completamente. Finalize com a cebolinha. 

 

Rende: 2 porções

 

Fonte: Revista dos Vegetarianos