Notícias e Destaques Como o mieloma afeta o corpo?

O mieloma múltiplo afeta os locais onde a medula óssea é ativa em um adulto. Os locais mais comuns incluem os ossos da coluna, crânio, pelve, caixa torácica e as áreas ao redor dos ombros e quadris. Saiba mais sobre as áreas afetadas: 

Ossos

A presença de células do mieloma na medula óssea aumenta a degradação óssea e impede a produção de novas células ósseas, aumentando o risco de fraturas. O subproduto da quebra óssea é o cálcio liberado no sangue (ou hipercalcemia).

 

Sangue

Novos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas são produzidos na medula óssea. O mieloma múltiplo na medula óssea interrompe a produção dessas novas células sanguíneas. Como resultado, os pacientes com mieloma podem desenvolver anemia (baixa contagem de glóbulos vermelhos) com suscetibilidade à infecção, baixa contagem de glóbulos brancos (neutropenia) e / ou baixa contagem de plaquetas (trombocitopenia) com uma tendência aumentada ao sangramento.

 

Rins

A doença renal é uma complicação grave do mieloma que ocorre em 20 a 25% dos pacientes recém-diagnosticados e em até 50% dos pacientes com mieloma ativo durante o curso da doença. O dano renal está relacionado aos efeitos tóxicos das proteínas monoclonais derivadas de células do mieloma, hipercalcemia ou infecção.

 

Sistema imunológico

O mieloma suprime a resposta imune como um todo, reduzindo o número de anticorpos normais (imunoglobulinas) e afetando todas as células que patrulham e atacam quaisquer agentes infecciosos e / ou células anormais.

 

Fonte: International Myeloma Foundation