Notícias e Destaques Coronavírus e a Segurança dos Pacientes com Mieloma

Coronavírus e a Segurança dos Pacientes com Mieloma

 

 

No meu blog na semana passada eu detalhei as precauções que os pacientes com mieloma devem tomar em relação à pandemia do coronavírus (COVID-19). As pessoas com mieloma têm um sistema imunológico comprometido e, por esta razão, são mais vulneráveis a pegar novas infecções. Nos últimos dias, tem havido um aumento dos casos quais não se sabe qual foi a fonte de infecção. Como resultado, a preocupação com a segurança dos pacientes com mieloma foi intensificada.

Com tanta informação sobre o coronavírus nos noticiários, vou me focar nas RECOMENDAÇÕES MAIS IMPORTANTES para limitar o risco de exposição dos pacientes e para garantir o melhor resultado para eles.

Vou compartilhar as últimas notícias e relatórios que nos oferecem informações importantes no esforço global para combate ao coronavírus COVID-19.

É importante ressaltar:

  • Mantenham-se a par das atualizações mais importantes: a Organização Mundial da Saúde  é a melhor fonte de informação ( World Health Organization)  O New England Journal of Medicine esta publicando uma pagina gratuita com as ultimas noticias sobre o COVID-19  com relatórios clínicos, guias e artigos. Estão em ingles, mas os tradutores online podem ajudar.
  • Evite viagens não-essenciais
  • Não foque somente em máscaras de proteção. Máscaras limitam você de passar o vírus para outra pessoa, mas não são grandes protetoras para você. (A máscaras N95 ou PFF2 são equipamentos essenciais para quem estiver lidando com o COVID-19).
  • Evite ficar perto de pessoas que estejam doentes; qualquer um que esteja tossindo, por exemplo.
  • Lave bem as mãos com água e sabão e use o álcool gel 70 graus.
  • Evite tocar rosto, olhos nariz, boca: lavar bem as mãos, até os pulsos, em cima e em baixo, com água e sabão mata o vírus que possa estar nelas.
  • Tomar sua vacina de gripe anual, se indicado, é sempre uma boa ideia
  • Observe “distancia social”: Ao invés de cumprimentar amigos com abraço, beijo ou aperto de mãos, substitua por tocar os cotovelos ou as pontas dos sapatos.
  • Evite aglomerações e locais fechados com muita gente.

 Dr. Brian G.M. Durie fundador e Chairman da International Myeloma Foundation e do Scientific Advisory Board. Dr Durie é também Chairman do International Myeloma Working Group da IMF, um grupo de cerca de 200 médicos especialistas em mieloma do mundo todo e ele tambem lidera a iniciativa de pesquisa da IMF, a Black Swan Research Initiative®.