Notícias e Destaques Como o mieloma múltiplo pode afetar o corpo do paciente?

Como o mieloma múltiplo pode afetar o corpo do paciente? 

 

  • Ossos

As células de mieloma na medula óssea aumentam a degradação óssea e evitam a produção de novas células ósseas. Ambos aumentam o risco de fraturas. O subproduto da quebra óssea é o cálcio liberado no sangue. Isso é chamado de hipercalcemia.

 

  • Sangue

Novos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas são produzidos na medula óssea. O mieloma na medula óssea interrompe a produção dessas novas células sanguíneas. Como resultado, os pacientes com mieloma múltiplo podem desenvolver anemia ou contagem baixa de glóbulos vermelhos. Eles também podem apresentar contagem baixa de glóbulos brancos ou neutropenia. Isso pode aumentar o risco de infecção. Além disso, os pacientes podem ter trombocitopenia ou baixa contagem de plaquetas. Isso aumenta a tendência para sangramento.

 

  • Rins

A doença renal é uma complicação séria do mieloma que ocorre em 20–25% dos pacientes recém-diagnosticados. Até 50% dos pacientes com mieloma ativo também podem desenvolver doença renal. Esse dano renal está relacionado aos efeitos tóxicos de proteínas monoclonais derivadas de células de mieloma, hipercalcemia ou infecção.

 

  • Sistema imunológico

O mieloma suprime a resposta imunológica como um todo. Reduz o número de anticorpos normais ou imunoglobulinas. Por sua vez, todas as células que patrulham e atacam quaisquer agentes infecciosos e/ou células anormais são afetadas.